[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII
Mostrar mensagens com a etiqueta “pontos negros” na orla costeira. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta “pontos negros” na orla costeira. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Associação ambientalista denuncia “pontos negros” na orla costeira

A Associação Amigos do Mar de Gaia enviou à Comissão Europeia uma carta em que denuncia alguns “pontos negros” da requalificação do litoral de Gaia, apelando a uma intervenção para corrigir os erros que considera terem sido cometidos.

“Queremos saber como acabar com este problema e aumentar a sensibilização da classe política para que tenha mais consciência da fragilidade das zonas costeiras”, refere o documento, a que a Lusa teve acesso.
A carta enviada ao comissário europeu do Ambiente, Stavros Dimas, é acompanhada por fotografias alusivas aos principais problemas detectados, como a destruição de recifes, a erosão costeira e a colocação dos bares de apoio às praias. No documento enviado à Comissão Europeia, a associação ambientalista avança como algumas propostas para inverter a actual situação, como “não permitir que os automóveis se aproximem a menos de 100 metros da praia” ou “aumentar a protecção das dunas”.
Os Amigos do Mar de Gaia propõem ainda que as instâncias comunitárias “apelem aos autarcas para que aceitem a ajuda das associações locais em projectos de defesa do litoral”.
Diário “As Beiras”, 28 Julho de 2008