[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

De olho na cor para pagar a conta de energia elétrica


Novo sistema de cobrança começa a valer a partir desta quinta-feira

16h05 | 01/01/2015
Jornal A Cidade / Gabriela Virdes

 O ano de 2015 começa com uma novidade nas contas de energia: o Sistema de Bandeiras Tarifárias, implantado a partir desta quinta-feira (1º) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Por meio das cores verde, amarelo e vermelho, o consumidor saberá se a energia custará mais ou menos, em função das condições de geração de eletricidade.
As bandeiras funcionarão como um semáforo de trânsito que indica diferença de custo de geração de energia para o consumidor. A bandeira verde significa custos baixos para gerar a energia e nenhum acréscimo na tarifa. A bandeira amarela indica um sinal de atenção, pois os custos de geração estão aumentando e a tarifa sofre acréscimo de R$ 1,50 para cada 100 quilowatt-hora (KWh) consumidos. 
Por fim, a bandeira vermelha sinalizará que a oferta de energia para atender a demanda dos consumidores ocorre com maiores custos de geração, como o acionamento de grande quantidade de termelétricas para gerar energia – uma fonte mais cara do que as usinas hidrelétricas. Nesse caso, a tarifa sofre acréscimo de R$ 3 para cada 100 KWh consumidos.
Pelo novo sistema, o consumidor poderá identificar qual a bandeira do mês e reagir a essa sinalização com o uso inteligente da energia elétrica, sem desperdício. Lembrando que, para janeiro de 2015, a bandeira tarifária é vermelha para os consumidores brasileiros.
Necessidade
Segundo o diretor-geral da Aneel, Romeu Donizete Rufino, a cada mês, em função da situação de geração do regime hidrológico e dos níveis dos reservatórios, a agência irá sinalizar qual a necessidade de se baixar mais ou menos térmicas. “Isso vai impactar na sinalização do custo da geração e informar se estamos nas bandeiras verde, amarela ou vermelha”, explica.
Com as bandeiras tarifárias, a Aneel espera que o consumidor possa reagir ao sinal de preços. “A bandeira tem a finalidade de sinalizar o custo da energia elétrica para que o consumidor possa usar a energia de maneira racional.”
Para Rufino, com a adoção deste novo sistema, o consumidor ganha no sentido de melhor gerenciar o seu consumo de energia elétrica.
Para a Associaçã, o sistema pune o consumidor
Para a Associação de Consumidores, o sistema de bandeiras tarifárias vai penalizar o consumidor com contas de luz mais caras ao atribuir a ele o repasse automático dos impactos existentes na gestão da distribuidora de energia, sem que haja alternativas de controle das contas.
“Além das bandeiras tarifárias, o consumidor também é prejudicado pelo modelo regulatório da energia no Brasil. Não há concorrência e o consumidor não pode escolher sua concessionária, deixando-o cativo das companhias que atuam em suas regiões”, avalia a coordenadora institucional. 
Para a associação, o sistema fere os interesses dos consumidores previstos no Código de Defesa do Consumidor, na Constituição Federal e na lei do regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos, assim como na Lei 9069/95, que dispõe sobre o Plano Real.
Análise ‘Sistema vai incentivar o uso consciente de energia’
“O custo da geração de energia através das hidrelétricas é bem mais baixo do que nas termelétricas, por exemplo. E quando estas últimas precisam ser usadas, o custo da energia sobe. Antes, o consumidor não era informado sobre essas mudanças e aumentos. Agora, através das bandeiras tarifárias, a população será sinalizada sobre esse custo e, desta forma, saberá que é hora de segurar o consumo. Mas, é claro que isso gera um impacto no bolso do consumidor através de contas mais caras. Apesar disso, acredito que o sistema seja uma forma eficiente de adequar o consumo e de incentivo ao uso consciente. Quando mexe com o bolso, as pessoas ficam mais atentas. Não acho que as bandeiras tarifárias sejam um mecanismo errado. Elas penalizam o consumidor, mas mostram claramente qual é a situação energética.”
Alexandre Nicolella
Economista e professor da Faculdade de Economia e Administração de Empresas de Ribeirão Preto (FEA-USP)

Guia do consumidor para 2015. Os preços que vão subir e os papéis que tem de guardar para o IRS

A Autoridade Tributária vai enviar mensagens aos contribuintes. Não para desejar um feliz ano novo, mas para o lembrar de guardar todas as facturas em 2015 para ter um melhor 2016
 

Ano novo, despesas novas. E para ter direito às deduções em sede de impostos tem de ter a factura com o respectivo NIF (número de identificação fiscal). Sem isso, nada feito. Agora que a festa acabou, o jornal i deixa-lhe uma espécie de lembrete com algumas mudanças que obrigam o contribuinte a ser zeloso desde o primeiro (ou segundo) dia do ano para poder beneficiar das várias deduções à colecta, sejam elas na saúde, na educação, na habitação, em despesas gerais, seguros ou outras. Ler mais (...)

Dilma Rousseff asume su segundo mandato y anuncia ajustes en Brasil

Brasil estrenó 2015 con la toma de posesión de Dilma Rousseff como presidenta, en el que será el cuarto mandato consecutivo del Partido de los Trabajadores (PT), el más largo de la democracia brasileña. En su discurso de investidura en Brasilia, Rousseff mantuvo que el país continuará abriendo espacio a las conquistas sociales con más responsabilidad económica. “Vamos a demostrar que se pueden hacer ajustes en la economía sin perder los derechos conquistados”, dijo tras el paseo ceremonial en un Rolls Royce descapotable que la llevó hasta el Congreso. Ler mais (...)

Sanciones de velocidad por encima de la ley

Una reciente sentencia del Juzgado de lo Contencioso-Administrativo nº 1 de Madrid anula una multa de velocidad de 300 euros y 2 puntos y la reduce a 100 euros porque la DGT no aplicó correctamente el margen de error del radar. Se suma a un rosario de fallos dictados por tribunales de toda España y avala la denuncia de Automovilistas Europeos Asociados (AEA) respecto del erróneo criterio sancionador que Tráfico, Gobierno Vasco y Generalidad de Cataluña, entre otros, aplican para multar excesos de velocidad. Ler mais (...)

Obrigação de desembarcar peixes capturados entra hoje em vigor

A obrigação de desembarcar a pesca pelágica ou industrial em todas as águas da União Europeia (UE) e pesca do bacalhau no mar Báltico entra hoje em vigor, sendo a medida progressivamente alargada para todas as pescarias comerciais. Ler mais (...)

Mobilité bancaire : des mythes à la réalité…

Mobilité bancaire A quelques jours de la remise au Parlement du rapport gouvernemental sur la portabilité du compte bancaire, l’UFC-Que Choisir dévoile ce jour son étude exclusive sur les mythes et la réalité de la mobilité bancaire en France. Dénonçant la situation actuelle, l’association formule plusieurs demandes pour une concurrence bancaire intensifiée, synonyme pour les consommateurs de réelles et substantielles économies.Ler mais (...)

Los consumidores ya pueden proponer las nominaciones a la #peorempresa2014

Se trata de la sexta edición de estos premios lanzados por FACUA, que también incluyen las categorías de El Peor Anuncio y La Peor Práctica Empresarial.

Los consumidores ya pueden proponer las nominaciones a La Peor Empresa de 2014. Se trata de la sexta edición de estos premios lanzados por FACUA-Consumidores en Acción para censurar los graves abusos que se producen en el mercado y promover prácticas más responsables en las relaciones entre las empresas, los usuarios y las organizaciones que representan sus intereses. Ler mais (...)

Lei que permite adiantamento de indemnização faz hoje cinco anos

A lei que permite às vítimas de violência doméstica e de crimes violentos receberem do Estado um adiantamento da indemnização faz hoje cinco anos, tendo havido 137 que em 2013 foram apoiadas com mais de um milhão de euros.
 
A legislação entrou em vigor a 01 de janeiro de 2010 e define os termos em que as vítimas podem requerer a concessão do adiantamento da indemnização por parte do Estado, bem como os moldes em que esse trabalho deve ser feito pela Comissão de Proteção às Vítimas de Crimes (CPVC). Ler mais (...)

Le bisphénol A banni de France

Boîtes de conserve, cannettes de soda, bonbonnes d'eau: depuis jeudi, tous ces «contenants alimentaires» ne peuvent plus contenir de bisphénol A (BPA), un perturbateur endocrinien utilisé pour fabriquer les plastiques durs et transparents type polycarbonate et les résines couvrant l'intérieur des boîtes métalliques. La loi passée le 24 décembre 2012 suspend la fabrication, l'importation, l'exportation et la mise sur le marché de tout contenant ou ustensile comportant du BPA à partir du 1er janvier 2015. Les consommateurs vont pourtant continuer à trouver des produits avec BPA pendant quelques mois, puisque ceux qui se trouvent déjà en magasin ou en stockage ne seront pas rappelés. Les produits destinés aux nourrissons et où figurait du BPA étaient déjà interdits. Ler mais (...)

Las seis medidas de Mercadona para evitar el desperdicio de alimentos

Mercadona ha implantado seis medidas específicas para reducir el desperdicio de alimentos. La compañía que preside Juan Roig, que cuenta con cerca de 1.500 tiendas repartidas por toda España, se ha marcado el reto de mejorar su eficiencia en este apartado, para lo que ha establecido seis criterios para reducir al máximo el sobrante de productos que «ya han comenzado a dar sus frutos». Ler mais (...)

Las ofertas de las eléctricas en el mercado libre aumentan el recibo hasta un 14%, alerta FACUA

Las ofertas de las eléctricas en el mercado libre aumentan el recibo hasta un 14%, alerta FACUAConsumidores en Acción alerta de que las ofertas de las eléctricas en el mercado libre encarecen el recibo del usuario medio hasta un 14,4%.
En último estudio comparativo sobre las ofertas del sector, realizado este diciembre (ver tabla), FACUA destapa de nuevo las trampas de las eléctricas para hacer creer a los usuarios que sus ofertas son más ventajosas que la tarifa que tienen la mayoría de hogares, el semi regulado Precio Voluntario para el Pequeño Consumidor (PVPC).
Así, si se toma como referencia la peor opción de cada una de las cinco grandes compañías, con el Plan Hogar de Iberdrola un usuario medio (4,4 kW y 366 kWh/mes) paga 86,98 euros al mes, un 14,4% por encima de los 76,01 euros que abona con el PVPC de noviembre. Con la falsa tarifa plana de Gas Natural Fenosa abona 82,36 euros, un 8,4% más. La Tarifa One Luz de Endesa aumenta el recibo a 77,86 euros, un 2,4% más caro. Con la oferta Adiós Sorpresas de E.On, 85,37 euros, la subida es del 12,3%. Tampoco hay ahorro con la Fórmula Luz Sin Funciona de EDP Energía, con la que el usuario medio paga 76,10 euros, un 0,1% más, pese a renunciar a recibir la factura en papel. Ler mais (...)

Corrupção, fraude e evasão levaram para fora do Brasil quase 10% do PIB em dez anos

Países emergentes registraram fuga de capitais ilícitos de quase US$ ... e evasão levaram para fora do Brasil quase 10% do PIB em dez anos. Ver mais (...)

L'Allemagne adopte son premier salaire minimum

Le salaire minimum horaire de 8,50 euros bruts, le premier de l'histoire de l'Allemagne, entre en vigueur ce 1er janvier. Il ne vaudra toutefois vraiment pour tous qu'à partir de 2017 et exclura certaines catégories 
 
• Quand entre-t-il en vigueur?
La loi votée début juillet par le Parlement allemand fixe son entrée en vigueur au 1er janvier 2015. Une période de transition est prévue pour les secteurs qui sont encore sous le coup d'un accord salarial négocié entre partenaires sociaux. Au 1er janvier 2017, le salaire minimum sera étendu à tous. Ler mais (...)

Amargo remédio da austeridade

Para ler mais sobre esta notícias, ver aqui: (...)

La luz en diciembre, un 13,3% más cara que en enero: FACUA pide al Gobierno que intervenga en el sector


La evolución interanual diciembre-diciembre pone de manifiesto que la factura del usuario medio sólo ha bajado un 1,0%. El kW ha subido un 17,9%, mientras que el kWh ha bajado un 6,2%.

-Consumidores en Acción advierte de que la tarifa media de la luz en diciembre representa en el recibo del usuario medio un incremento del 13,3% (8,99 euros mensuales) con respecto a la de enero, cuando el Ministerio de Industria, Energía y Turismo eliminó la subasta que implantó el Gobierno anterior. Desde entonces, la evolución del recibo ha sido al alza, hasta prácticamente igualar la tarifa vigente a finales de 2013. Ler mais (...)

Empresas do País elevam nível de governança



Para ler mais sobre esta notícia, Ver aqui: (...)

Francia comienza el año con una larga lista de subida de impuestos y tasas

En su mensaje de fin de año a la nación, François Hollande reconoció que 2014 fue un año “duro”, esperando que 2015 sea un año de “esperanza, audacia y solidaridad”. El mensaje presidencial estuvo precedido por el anuncio oficial de un largo rosario de subidas de impuestos indirectos, tasas y el precio de servicios públicos.
Hollande no deseó recordar que el poder adquisitivo de las familias francesas ha caído durante los tres últimos años, prefirió comenzar su mensaje de fin de año reconociendo la gravedad de la crisis, esperando que las reformas anunciadas terminen dando algunos resultados. Ler mais (...)

Facua denuncia que la mayoría de supermercados no aclara el destino de la comida sin vender

La asociación Facua-Consumidores en Acción ha denunciado que la mayoría de las líneas de supermercados no aclara el destino de la comida que se queda sin vendar y solo ocho de 28 cadenas han contestado a su encuesta sobre uso de productos aún aptos para consumo.

Cada día se destruyen en España, según datos de la Comisión Europea, 21.000 toneladas de comida, de las que unas 1.000 «son responsabilidad del sector de la distribución comercial», ha señalado el portavoz de Facua, Rubén Sánchez. Ler mais (...)

FACUA critica que el Gobierno se pliegue a las 'telecos' para evitar la eliminación del 'roaming'

La asociación rechaza los débiles argumentos de un informe de los reguladores europeos co-presididos por la CNMC para permitir que se siga cobrando un extra por realizar llamadas en otros países de la UE, con ideas como que los españoles viajan poco. Ler mais (...)

El precio de la luz en diciembre, un 25% más barato que hace un año

El precio medio del mercado diario mayorista de electricidad durante diciembre ha sido de 47,47 euros el MWh (megavatio hora), frente a los 63,64 euros del mismo mes del año pasado, cuando el Gobierno suspendió la subasta que fijaba la tarifa de la luz para enero de 2014 porque obligaba a una subida superior al 11% para los consumidores domésticos. Finalmente, la tarifa subió un 2,3% desde el 1 de enero.
Estos precios sirven de referencia para determinar la tarifa eléctrica de cada consumidor, según unos perfiles que establece Red Eléctrica. Este sistema se puso en marcha hace unos meses en sustitución de las subastas trimestrales después del escándalo que se produjo con la mencionada subasta de diciembre de 2013, que terminó con un precio de 61,83 euros. Ler mais (...)

É um frango com cloro, se faz favor!


Com a devida vénia, transcreve-se este artigo, escrito por Pedro Santos  a 06 Novembro 2014:


“Daqui a uns meses é bem provável que quando forem ao supermercado encontrem à venda muitas variedades de produtos americanos. Alguns vão ter ingredientes proibidos na Europa há décadas: carne criada com hormonas que pode provocar cancro em humanos, frutas e legumes geneticamente modificados (alterados em laboratório), frangos lavados com dióxido de cloro ou animais clonados. Tudo isto vai ser legal.
A causa é um acordo internacional de comércio entre o governo dos Estados Unidos da América (EUA) e a Comissão Europeia (CE). Deve entrar em vigor em 2015. Chama-se “Tratado de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento” e é conhecido pela sigla TTIP. Diz-se que o objectivo é eliminar barreiras comerciais para facilitar a compra e venda de bens e serviços entre os EUA e a CE. A ideia é fazer com que a lei mais branda, de um lado ou do outro do Atlântico, passe a ser a regra nos dois lados. Por isso é que, se for avante, vamos comer carne com hormonas.
As negociações são secretas. Este outubro, 40 eurodeputados manifestaram-se em frente a uma sala fechada, no Parlamento Europeu, onde estão os documentos do TTIP, porque só meia-dúzia de parlamentares, com autorização especial, pode lá entrar. Os outros estão proibidos. As informações têm sido negadas a cidadãos e jornalistas.
O que tem Portugal a ganhar com isto? Nada. O Acordo está a ser anunciado como uma forma de criar emprego e oportunidades para as empresas, mas até no estudo que a Comissão Europeia apresentou para o justificar se diz que, na melhor das hipóteses, o efeito positivo na economia portuguesa será de 0,66% do PIB, até 2030. O que trás de mau? Coisas que vão mudar para sempre a nossa vida e das nossas crianças. E que só se souberam por fugas de informação. Se avançar teremos:
Menos Saúde: o preço dos medicamentos vai subir, porque as farmacêuticas vão aumentar a proteção das patentes e limitar o acesso aos genéricos;
Menos Segurança Alimentar: nos EUA, os animais são alimentados com grandes doses e tipos de hormonas e antibióticos proibidos na Europa;
Menos Proteção Ambiental: privatização das sementes. Quando uma empresa tiver a patente de uma variedade de batata, tomate ou couve, por exemplo, esse produto passa a ser da empresa e os agricultores ficam proibidos de utilizar as sementes, suas ou outras, que não sejam daquela empresa. Isto já acontece nos EUA com as sementes de soja. A Monsanto, empresa americana, é dona de uma variedade de soja transgénica e 80% de toda a soja produzida no mundo vem das sementes que só a Monsanto pode vender;
Menos Democracia e Direitos no Trabalho: as empresas vão poder processar um Estado sempre que este tome decisões que possam pôr em risco os seus lucros futuros. A empresa francesa Veolia (fornecimento de água) processou o Estado egípcio quando este decidiu aumentar o salário mínimo. Ganhou o processo e muitos milhões. Se o acordo estivesse hoje em vigor, talvez o governo português já estivesse a ser processado por ter aumentado o miserável salário mínimo nacional para os €505. O pior de tudo é que estes processos não serão decididos num tribunal normal, mas sim num centro de resolução de conflitos privado, onde não há juízes. Sem qualquer controlo cidadão. Normalmente o Estado perde”.

Saibam mais sobre o assunto nestes sites:

Doce síntomas que nos avisan de un cáncer

El cáncer es un grupo de enfermedades que puede manifestarse prácticamente con cualquier síntoma
«Las señales de alarma van a depender del órgano al que afectan y de su extensión y tamaño: si es un tumor grande o pequeño, o si estamos ante una metástasis, en cuyo caso los síntomas pueden aparecer en cualquier parte del cuerpo», explica el Dr. Pedro Aramburo, Director Médico del Instituto de Técnicas Avanzadas contra el Cáncer (iTAcC). Pero se pueden identificar doce señales de alarma: Ler mais (...)

Dez alimentos que você deve dar adeus em 2015



Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que, em 2015, cerca de 2,3 bilhões de pessoas estarão com sobrepeso e mais de 700 milhões serão obesos. No Brasil, o excesso de peso atinge 40% da população, elevando o risco de problemas associados, como hipertensão arterial e colesterol alterado. Dessa forma, além de comer de maneira saudável, é essencial estar atento às quantidades. Ler mais (...)

Cometer fraudes sale barato: el ranking de las multas más ¿duras?

La multa más alta que las autoridades de consumo españolas han impuesto en la historia por un fraude a los consumidores representa el equivalente a los ingresos que obtenía la empresa en un par de días. Y no sus ingresos totales, sino los que le reportaba ese fraude.

El motivo de que estas sanciones sean tan ridículas no está en que la legislación limite su importe, porque las leyes autonómicas de protección al consumidor establecen que las administraciones pueden imponer multas equivalentes a, según la comunidad, entre una y diez veces el importe del beneficio obtenido con las irregularidades. El problema es la falta de voluntad política. Ler mais (...)

Combustíveis encarecem a partir de hoje

Novo ano, novos preços nos combustíveis. Depois de escassas semanas de queda, o custo do gasóleo e da gasolina em Portugal vai-se agravar já a partir de hoje, 1 de janeiro de 2015, escreve a Rádio Renascença.

A entrada em vigor da Fiscalidade Verde vai implicar uma subida no custo dos combustíveis. Embora ainda não seja conhecido o valor que será acrescido ao preço até agora praticado, o presidente da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (APETRO), António Comprido, defende que os aumentos deverão estar na ordem dos quatro cêntimos, seja na gasolina ou no gasóleo. Ler mais (...)

Claves para evitar la acidez de estómago tras los excesos navideños

Seis langostinos, cuatro espárragos, dos cucharadas de mayonesa, unas lonchas de jamón, tostas con paté, una taza de consomé, una ración de cordero asado con pan, unos turrones de postre y todo esto regado con una copas de vino y champán. ¿Le suena? 

Este podría ser perfectamente el menú de Nochebuena, Nochevieja, Navidad o Año Nuevo de una familia española. Una cena o comida que ni los estómagos más fuertes son capaces de asimilar sin sufrir ciertas molestias como acidez, ardores y digestiones pesadas. Para evitarlas, lo primero es ser moderado con las cantidades de comida que ingerimos. Ler mais (...)

Bolsa portuguesa perde 27% e regista o quarto pior desempenho do mundo

O PSI20 fechou o ano a cair 26,84% para 4.798,99 pontos, a quarta pior prestação a nível mundial do ano, além de ter perdido duas das suas cotadas, o BES e o Espírito Santo Financial Group (ESFG).

 Além dos dois títulos que deixaram de ser negociados no principal índice da praça lisboeta (PSI20), após o colapso do império Espírito Santo - o ESFG era o maior acionista do Banco Espírito Santo (BES) - o ano de 2014 foi negro para uma série de cotadas que perderam grande parte do seu valor, com a Portugal Telecom (PT) à cabeça. Ler mais (...)

Autoroutes : Valls repousse à 2017 une éventuelle résiliation des concessions

Un groupe de travail va plancher sur le sujet à partir du début du mois de janvier.

Le Premier ministre Manuel Valls a annoncé mercredi la création début janvier d’un groupe de travail sur les autoroutes, qui sera chargé de plancher sur deux scénarios de réforme : une renégociation ou une résiliation au 1er janvier 2017 des contrats, renonçant ainsi à une éventuelle résiliation en 2016. Ler mais (...)

Assurances : les ruptures de contrat facilitées

Résilier à tout moment votre assurance voiture, habitation ? Cela devient possible en 2015 grâce à la publication d’un décret d’application de la loi Hamon sur la consommation. Les contrats signés après le 1er janvier pourront, après un an, être résiliés à tout moment, alors qu’ils ne pouvaient être dénoncés qu’à la date anniversaire de la souscription. Pour ceux conclus avant le 1er janvier, la résiliation sera possible à partir de la prochaine reconduction. Dans les deux cas, elle ouvrira droit au remboursement du trop-perçu par l’assureur. Le gouvernement espère faire «gagner du pouvoir d’achat» aux consommateurs qui pourront ainsi faire jouer la concurrence. Les assurances représentent 5 % du budget des ménages. Mais les assureurs risquent d’augmenter leurs tarifs…

1-1-2015

Abandon de l'écotaxe : l'État versera 839 millions d'euros d'indemnités à Ecomouv'

Ils avaient jusqu'à ce mercredi soir pour s'entendre. L'État et la société privée Ecomouv', initialement chargée de collecter l'écotaxe qui a été finalement abandonnée par le gouvernement, ont trouvé un accord sur 839 millions d'euros d'indemnités pour rupture de contrat, a indiqué une source syndicale. «L'État a prévu de régler ça sur 10 ans: un premier règlement de 580-590 millions d'euros d'ici fin février 2015, puis 30 millions d'euros annuels sur 10 ans», a déclaré le délégué CGT d'Ecomouv' Olivier Kamiri. Ler mais (...)

27% dos diplomados na Universidade de Coimbra no desemprego

Cerca de 27% dos diplomados em 2012 na Universidade de Coimbra encontram-se numa situação de desemprego, concluiu um estudo da instituição sobre a trajetória académica e profissional dos estudantes.
 Dos 1.765 diplomados em 2011/2012 que responderam ao inquérito "online" da Universidade de Coimbra (UC), 42,8% encontravam-se empregados, 27,5% em situação de desemprego e 29,7% continuavam a estudar. Ler mais (...)

¿Qué hacer si entras en estado de hipotermia?

«Tengo tanto frío que estoy entrando en hipotermia». Frases así decimos alguna vez que otra cuando estamos en invierno a bajas temperaturas. Aunque normalmente no son frases literales -por fortuna-, sí pueden producirse en determinadas situaciones.
Para tener hipotermia, tal y como indica Samur-Protección Civil, la temperatura de una persona ha de descender por debajo de los 35ºC. Entonces, los mecanismos que tiene el cuerpo para evitar perder calor, como es la redistribución de la sangre a los órganos importantes, comienzan a fallar. Esta situación se da en momentos de exposición continua o brusca a bajas temperaturas, por bañarse en aguas muy frías… e influyen también otros factores como la edad, delgadez, consumo de alcohol u otras drogas. Ler mais (...)