[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Sao Paulo prohíbe la producción y comercialización del foi gras


NATURAL

VIVIR EN VERDE / BRASIL

La medida, tomada para evitar casos de maltrato y crueldad animal, entrará en vigor en mes y medio

29/06/2015
 
Foi gras
ABC
 
La producción y comercialización de foi gras queda prohibida en Sao Paulo (Brasil). La misma norma, publicada en el Diario Oficial de la ciudad, recoge la prohibición también de vender artículos fabricados con pieles de animales bajo penas económicas. El objetivo que persigue la prefectura paulista es poner coto a la crueldad y el maltrato de animales

El foi gras se obtiene a partir del hígado de pato/ganso; órgano que se atrofia para que adquiera un tamaño superior al normal tras sobrealimentar de manera forzada al ave.

La ley entrará en vigor dentro de un mes y medio y no de inmediato, como pedían los grupos animalistas, que se muestran satisfechos con la medida, cuyo ejemplo, aseguran, se está planteando en otras partes de Brasil, como el estado de Paraná, informa el diario O Globo. Los cocineros, en cambio, han expresado su rechazo.

Mário Frota: “Estamos a viver um tempo demoníaco.”


O Alvorada de 30 de junho teve como convidado Mário Frota, Presidente da Associação Portuguesa de Direito de Consumo. 

Mário Frota começou por comentar o facto de cerca de metade da população dos 19 concelhos que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) possuir uma formação escolar igual ou inferior à antiga quarta classe e a forma como este problema condiciona o desenvolvimento da região. 






A propósito da comemoração dos 85 anos do Diário de Coimbra e da importância de uma imprensa estável, livre e regional no panorama nacional, Mário Frota salienta o papel do jornal na cidade de Coimbra e a sua relevância no quotidiano. 

 




Relativamente à proposta de lei que estabelece o novo regime do Sistema de Informações da República Portuguesa, Mário Frota realça a falta de controlo do poder e a ameaça à vida privada e à liberdade.

 




O comentador salienta que a ausência de liberdade não traz segurança e justifica.

 




Mário Frota comentou, também, o projeto Lado-a-Lado, que é uma parceria entre a Associação Académica de Coimbra e o Centro de Acolhimento João Paulo II, os direitos dos consumidores, o desemprego e a situação que se vive na Grécia. 

(...)
Margarida Taborda

Promotoras de festivais definem planos para cumprir nova lei de álcool



 Os festivais de música estão ainda a definir estratégias para impedir a venda de álcool a menores de 18 anos e a ASAE reforçará a fiscalização, com a entrada em vigor, na quarta-feira, da nova lei sobre bebidas alcoólicas.

Economia  
Venda 
Lusa 
 
 
A época de festivais de música já abriu há umas semanas, mas o calendário intensifica-se sobretudo nos meses de julho e agosto. A maioria dos espetadores dos festivais tem entre 17 e 24 anos, segundo dados do perfil do festivaleiro, traçado pelo fórum Talkfest.

Luís Montez, promotor da Música no Coração, afirmou à agência Lusa que nos festivais Super Bock Super Rock, em julho em Lisboa, e no Meo Sudoeste, em agosto na Zambujeira do Mar, será implementado o sistema de pulseiras a atribuir a quem tenha mais de 18 anos, para que possa comprar bebidas alcoólicas.
(...)

Promoções estão a deixar marcas brancas para trás



 “O produto mais barato deixou de ser o produto de marca própria para passar a ser também o de fabricante para acompanhar a concorrência. É uma concorrência saudável”, explica a Associação Portuguesa da Empresas de Distribuição (APED).
Economia
  APED 
DR 
 

As marcas próprias – marcas brancas – continuam a perder quota de mercado. Já em 2014 se tinha assistido a um recuo na quota de mercado que passou de 38 para 36%. E a tendência volta a repetir-se nos primeiros três meses deste ano, com uma diminuição de 34,7% para 33,7%.

Tal deve-se às marcas de fabricante que apostam cada vez mais em promoções e acabam por apresentar produtos com preços mais baixos. A Associação Portuguesa da Empresas de Distribuição (APED) indica ao jornal i que estas oscilações não são necessariamente "negativas".

(...)

Problema em berço pode causar aprisionamento de membros e asfixia



29/06/2015

Burigotto SA comunicou recall do berço dobrável Nana, nesta segunda-feira (29), para o consumidor receber um cesto complementar

Do iFronteira

 Empresa informa que este chamamento tem a finalidade de continuar preservando o bebê de riscos
 (Foto: Divulgação)
 
A Burigotto SA convocou, nesta segunda-feira (29), os proprietários do berço dobrável Nanna, referência IXBE5029, data de fabricação de 1 de junho de 2008 a 30 de abril de 2015, a entrarem em contato com a empresa, a partir de 13 de julho de 2015, para receber um cesto complementar para ser utilizado dentro do berço e, também, um novo manual de instruções contendo as informações para sua utilização.

Segundo a Fundação Procon-SP, no comunicado, a empresa informa que este chamamento tem a finalidade de continuar preservando o bebê de riscos, como asfixia e/ou aprisionamento de membros entre a base acolchoada ou o colchão e as laterais e extremidades do berço.

A empresa recomenda para que o berço não seja utilizado até que haja a efetiva reparação. Para mais informações, a Burigotto disponibiliza o telefone 0800 7702298, de segunda a quinta-feira das 7h30 às 17h e na sexta-feira das 7h30 às 16h, e pelo o site.

O Procon–SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, orienta os consumidores sobre seus direitos. A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor (CDC), inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.

O que diz a lei
(...)

Nove dicas para fazer a bateria do celular durar mais





Fonte: IG
 29/06/2015


Apesar de alguns avanços, fazer uma bateria durar mais ainda é um desafio para a indústria da telefonia















Reduzir o tempo de bloqueio da tela e desligar bluetooth são duas das dicas para fazer a bateria render
A bateria do seu celular sempre acaba quando você mais precisa? E quando não há nenhuma tomada por perto para carregá-lo? Seu carregador portátil sempre te deixa na mão?

Apesar de alguns avanços, fazer uma bateria durar mais ainda é um desafio para a indústria da telefonia.

Enquanto eles buscam soluções, reunimos uma série de ajustes rápidos que você pode fazer em seu celular para fazer a bateria render mais.
 (...)

Mil españoles mueren cada año por patologías asociadas a bebidas azucaradas

Noticias

30/06/2015

Un estudio asegura que el número de muertes causadas por estas bebidas es de 180.000 en todo el mundo: cáncer, enfermedades cardiovasculares y diabetes

Cada vez se consumen más refrescos azucarados
FOTOLIA
 
Cada año fallecen en España más de 1.000 personas por enfermedades que pueden estar relacionadas por un consumo excesivo de bebidas azucaradas. Lo asegura un estudio que se publica en «Circulation» y cuyos resultados se adelantaron durante la Conferencia de la Asociación Americana del Corazón sobre Epidemiología, Prevención/Nutrición y Actividad Física, que afirma que las bebidas azucaradas -sodas, bebidas isotónicas, zumos industriales, etc.- podrían ser las responsables, cada año, de 180.000 muertes en todo el mundo.

En esta nueva revisión los autores incluyen además un lista de los 40 países más afectados por el consumo de estas bebidas y España «no sale muy bien parada», reconoce a ABC María Ballesteros, de la Sociedad Española de Endocrinología y Nutrición (SEEN). Sin embargo, señala, los datos no «sorprenden» a la doctora Ballesteros, ya que España es el cuarto país consumidor de bebidas azucaradas en Europa.

Medicamento Standor tem lote suspenso pela Anvisa




Fonte: Anvisa
 29/06/2015

Anvisa suspendeu  a distribuição , comercialização  e uso, do lote 1224475 do medicamento Standor. Ácido mefenâmico, 500 mg, comprimido, válido até (09/2016).

A determinação ocorreu após a empresa União Química Farmacêutica Nacional S.A, fabricante do produto; comunicar o recolhimento voluntário em razão da presença de amostras danificadas no interior de blisteres do lote citado.

A  Anvisa  determinou  que a empresa  promova o recolhimento  do  estoque existente no mercado.

A medida está na Resolução nº 1.883/2015, publicada nesta segunda-feira (29/6) no Diário Oficial da União (DOU).

L’Uberévolution


Libération 
Économie

por: Christophe ALIX

ANALYSE Au-delà du conflit entre taxis traditionnels et chauffeurs UberPop, se profile en France un bouleversement dans de nombreux secteurs d’activité avec le développement des nouvelles technologies. «Libération» décrypte  ce phénomène qui remet en cause la «vieille» économie.

La manifestation des taxis jeudi matin, Porte Maillot à Paris, a été émaillée d'incidents. (Photo Stéphane Remael)
La manifestation des taxis jeudi matin, Porte Maillot à Paris, a été émaillée d'incidents.
C’est le néologisme qui met le feu aux professions établies. Inspiré de l’application de la multinationale américaine Uber qui révolutionne le transport urbain via les smartphones, «l’uberisation» menace des pans entiers de l’économie - et désormais l’ordre public, comme on le voit avec les taxis. Une profession qui chiffre à 30 % la baisse de ses revenus depuis janvier et qui est devenue le cas d’école de cette remise en cause brutale de plusieurs secteurs de la «vieille» économie.

Adeptes. Excédés par la concurrence déloyale du service UberPop, qui permet aux particuliers de s’improviser taxis amateurs - et clandestins au regard de la loi -, des milliers de chauffeurs de taxi se mobilisent depuis jeudi. Un mouvement de plus en plus violent, sur fond d’appel à la «grève illimitée», des syndicats débordés par leur base et un gouvernement désemparé. Comme c’est déjà le cas à Lyon, Bordeaux ou Lille, le préfet de police de Paris a pris un arrêté interdisant UberPop dans la capitale tandis que le ministre de l’Intérieur a saisi la justice, dénonçant notamment un «délit d’activités illicites de transports de personnes». Mais bien qu’illégal, le service, suspendu à des décisions de justice, reste accessible. Et continue d’engranger de nouveaux adeptes - déjà plus de 400 000 - séduits par sa souplesse et des tarifs défiant toute concurrence. La technologie et son adoption vont tellement plus vite que le droit.

Cette uberisation a déjà fait bien des victimes : la musique fut la première à être uberisée par Napster en 1999, tout comme le commerce fut bouleversé par l’arrivée de la vente en ligne et, plus récemment, l’hôtellerie prise en étau entre Booking et Airbnb. En France, c’est le publicitaire Maurice Lévy, patron de Publicis, qui a popularisé l’expression. «Tout le monde commence à craindre de se faire uberiser», déclarait-il en décembre au Financial Times, avant de définir le phénomène :«C’est l’idée qu’on se réveille soudainement en découvrant que son activité historique a disparu.»

(...)

Ginebra es la ciudad con la cerveza más cara y Cracovia, la más barata

Economía

El País - Madrid
 30.JUN.2015

El precio medio en la urbe suiza de una botella de 33 centilitros es de 5,64 euros


Si este verano viaja a Ginebra y piensa pedir una cerveza, debe saber que la ciudad suiza se sitúa como la más cara entre las grandes capitales del mundo a la hora de tomarse un tercio. De media, una botella de 33 centilitros de cerveza cuesta en Ginebra 5,64 euros. Mientras, la ciudad polaca de Cracovia es la que menores precios tiene para esta bebida: 1,48 euros.

La clasificación es parte del estudio que ha realizado Goeuro en 75 ciudades. Para calcular los precios, realiza la media del coste en tiendas y en bares. En concreto, analiza el coste de una botella de 33 centilitros "en distintos supermercados, comparando algunas marcas internacionales con una local así como el precio de una cerveza de 33 centilitros en bares de varios hoteles de las distintas ciudades", señala la empresa. Añade que, para convertir todos los precios a euro y que sean comparables, han usado el tipo de cambio del 12 de junio 2015 que publicó el sistema Bloomberg.

Las ciudades con la cerveza más barata
GoEuro
El resultado del análisis cervecero es que, entre las grandes ciudades del mundo, las más caras son Ginebra (5,64 euros), Hong Kong (5,50 euros), Tel Aviv (5,17 euros), Oslo (4,74 euros) y Nueva York (4,65 euros). Para encontrar una capital española hay que bajar hasta el puesto 24, donde aparece Barcelona, con un precio medio de 3,44 euros. Madrid ocupa el puesto 48, con 2,39 euros.

En el otro lado se sitúan las ciudades más económicas para ir de cañas. Cracovia (1,48 euros), Kiev (1,49 euros) y Bratislava son las tres más baratas. Y en el cuarto lugar entre los más económicos, aparece una ciudad española Málaga, donde el tercio de cerveza se vende de media a 1,53 euros. Aquí puedes ver la lista completa.

(...)

Archivado en: Cerveza, Bebidas alcohólicas, Bebidas, Alimentos, Alimentación, Industria

Farmácias “online” vão ter logótipo contra medicamentos falsos




A partir de quarta-feira, 1 de julho, todas as farmácias e revendedores “online” a operar legalmente na União Europeia devem utilizar um logótipo comum a atestar a autenticidade e segurança dos medicamentos vendidos na internet. 
 
créditos: PixaBay
 
Esta disposição que entra agora em vigor está prevista num regulamento adotado há cerca de um ano pela Comissão Europeia, no quadro da legislação comunitária contra medicamentos falsificados, recorda hoje o executivo comunitário.

O executivo comunitário explica esta terça-feira que um cidadão que pretenda comprar medicamentos na internet deve procurar o logótipo, e, clicando sobre o mesmo, é dirigido à pagina de internet da autoridade nacional de regulação, que fornece uma lista de todas as farmácias e retalhistas legais de medicamentos no Estado-membro em questão.

Fármacos falsificados perigosos

A Comissão Europeia recorda que geralmente os medicamentos falsificados são não só ineficazes, como podem ser nocivos e até mesmo mortais.
 
artigo do parceiro:

Executivo alerta para fraude em anúncios digitais

Blogs A alma do negócio
por: fernandoscheller
25.junho.2015

Em palestra no festival Cannes Lions, diretor da Unilever disse que 30% dos cliques em propagandas na web são feitos por robôs

Há mais robôs do que seres humanos na internet, diz Keith Weed, da Unilever.
Foto: Soraya Ursine/Estadão
Há mais robôs do que seres humanos na internet, diz Keith Weed, da Unilever. Foto: Soraya Ursine/Estadão

Um dos maiores anunciantes do mundo está de olho nos “robôs” que inflam o número de cliques – e, consequentemente, a audiência – dos anúncios publicados na web. De acordo com o diretor global de marketing da Unilever, Keith Weed, 29% de todos os cliques em propagandas veiculadas em sites são efeito dos “bots”, como são conhecidas as ferramentas automáticas criadas para simular audiência que na verdade não existe.

Segundo diferentes fontes, o uso dessas ferramentas – comum em todo o mundo, incluindo no Brasil – é de US$ 6 bilhões a US$ 10 bilhões por ano, disse Weed, em apresentação ontem no Cannes Lions – Festival Internacional de Criatividade. “Hoje existem mais bots (robôs automáticos) na internet do que seres humanos. Em um website, 29% do tráfego pode ser feito por esses bots”, afirmou. Ele defendeu que a indústria encontre meios para evitar que a fraude seja um fator na compra de anúncios digitais.


Segundo publicitários ouvidos pelo Estado, o uso dos “robozinhos” para ampliar a audiência é fruto da necessidade de justificar para o anunciante um retorno sobre o investimento na compra de mídia na web. O problema, afirmou uma fonte de mercado, é que as metas de audiência são, na maior parte dos casos, pouco realistas.
 (...)

Consumir más sin ganar más

Economía
por: Joaquín Estefanía
 28.JUN.2015
OPINIÓN

La economía crece y los salarios se estancan o retroceden. ¿Dónde va el resto?

Luis Linde, el gobernador del Banco de España, es un buen economista, liberal hasta las cachas. Siempre lo ha sido. Como muchos economistas liberales ha trabajado la mayor parte de su vida en el sector público (altos funcionarios, diplomáticos, cátedras, servicios de estudio, empresas públicas…), amparados por unos puestos de trabajo para siempre, que ganan por oposición. Linde compareció en el Congreso de los Diputados y defendió la necesidad de mantener la moderación salarial, evitando el retorno a las prácticas de indexación salarial.

El gobernador —que es consciente de que el crecimiento de la economía se basa en el peso creciente de la demanda nacional— quiere que los ciudadanos consuman más sin ganar apenas más. Todo un reto para la vida cotidiana de estos. Una semana antes se supo que en 2014 su sueldo subió un 5,8% respecto al año anterior.
(...)

Archivado en: Opinión, Luis María Linde, Banco de España, Pensiones, Prestaciones, Bancos, Condiciones trabajo, Seguridad Social, Empresas, Política laboral, Banca, Economía, Trabajo, Finanzas